"Cristãos na teoria nem sempre são
discípulos na prática"



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Igreja, instrumento de realização do propósito de Deus

“Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (1ª Co 12.13)



O texto ressalta a unidade espiritual e orgânica da igreja. Todas as pessoas, não importa a raça ou condição social, em Cristo, formam um só corpo e são dessedentadas pelo Espírito Santo. Nada obstante, as divisões atuais sinalizam nossa falta de compreensão revelada da fonte capacitadora do ministério da Igreja: O Espírito Santo.
No Antigo Testamento, o Espírito Santo trabalhava com a lei, procurando despertar a consciência humana para a natureza santa e incorrupta de Deus. No Novo Testamento, Ele trabalha com homens, cartas vivas: “Vós sois a nossa carta, escrita em vossos corações conhecida e lida por todos os homens.” (2ª Co 3.2).
Isso nos chama atenção para a natureza do ministério da igreja. Não pode ser executado através de planos e atividades humanas, por mais legitimas e benévolas que sejam. A fonte do ministério da igreja é o Espírito Santo. Sem Ele, tudo que possamos fazer é sem conteúdo espiritual divino.
O Espírito Santo tem um ministério, e a igreja em Cristo Jesus, formando um só corpo é o instrumento de realização do mesmo. Precisamos mais do que nunca de comunhão intima e plena com o Espírito Santo, para que Ele pela palavra viva nos capacite e nos use, na execução do plano de Deus.