"Cristãos na teoria nem sempre são
discípulos na prática"



domingo, 11 de dezembro de 2011

Socorro! Não consigo entender a Bíblia!!!!

Hoje escrevi algo para o grupo de jovens da comunidade onde pastoreio e gostaria de compartilhar com meus irmãos que acompanham meu blog.

“Já tentei ler a Bíblia, mas é muito grande e complicada. Não entendo nada. Não faz sentido para mim.”
Esta é uma frase que ouvi muitas vezes, sempre tive a nítida impressão que era um pedido de socorro. Pessoas que em seu coração traziam uma angustia e presas a conflitos existenciais, não encontravam esperança nas palavras que a Bíblia nos dá. Talvez a Bíblia pareça difícil de ler, mas vale a pena perseverar. Por isso, para nós é um privilegio poder levar as pessoas a se reconciliar com Deus, através da pregação do evangelho do reino.
Mas neste ano algo inusitado tem acontecido, muitos tem questionado a autenticidade da Bíblia, não incrédulos ou aqueles que ainda não tiveram o privilégio de a conhecer. Mas aqueles que talvez por não a entende-la ficam confusos diante de tantas opções de leituras que nos rodeiam. Por isso ao terminarmos mais um ano, fiquei orando e buscando em Deus uma palavra para compartilhar com vocês...
Ai pensei, por que não pararmos e aprendermos o que a Bíblia nos ensina? Podemos declarar que ela está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamentos. O Antigo Testamento fala das relações entre Deus e os homens, antes da vinda de Jesus Cristo ao mundo. É composto de livros históricos que relatam a saga do povo de Israel durante vários séculos. Também de livros proféticos nos quais estão registrados os diálogos entre Deus e Seu povo. Há os livros poéticos, de incalculável valor moral e espiritual. A segunda parte, o Novo Testamento, apresenta a clara revelação de Deus em Seu Filho Jesus Cristo. Os evangelhos descrevem a vida do Senhor Jesus, Sua morte, ressurreição e ascensão ao céu. Atos mostra o começo da Igreja na terra; as epístolas estabelecem a doutrina cristã. O livro de Apocalipse revela os acontecimentos do final dos tempos.
O sentido profundo da mensagem da Bíblia é espiritual, acessível a todos, inclusive para os mais simples e iletrados. Deus se revela a quem se dispõe a ser como criança (Mateus 18.3). É próprio da criança acreditar nos pais. Adotemos a mesma atitude diante da Palavra de Deus; sua mensagem se fará clara e viva para nós.
Descubra esse livro maravilhoso. Comece lendo o Novo Testamento. E cada vez que abrir a Bíblia peça a Deus que abra o seu entendimento. “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Salmo 119.18).

No amor de Cristo,
Chico