"Cristãos na teoria nem sempre são
discípulos na prática"



terça-feira, 17 de julho de 2012

As Dimensões da Liderança

1 Timóteo 4.16 - “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.”
O mundo está carente de líderes. A igreja também. Precisamos de líderes que saibam liderar em todas as dimensões. Gostaria de compartilhar sobre quatro dimensões:
1. Dimensão acima
Gênesis 41.38 – “Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus.”
José influenciou o faraó. José abençoou a vida de faraó e todo o seu governo.
Mediante cuidadoso e sábio relacionamento e influência, podemos ser benção na vida das pessoas que lideramos. O líder é aquele que influencia pessoas pelo exemplo, pelo ensino fiel as escrituras, pela oração, bem como pelo profundo espírito de serviço a Deus e ao próximo.
José influenciou o faraó do Egito. Daniel influenciou os reis da Babilônia e do império Medo-Persa. Paulo sempre influenciou as pessoas de posição social e política, deixando as marcas do evangelho de Cristo em suas vidas.
2. Dimensão lateral
Daniel 1.6-9 – “Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos...”
Daniel foi um líder que influenciou seus amigos. Os amigos de Daniel seguiram sua liderança e foram guiados a uma posição de honra na Babilônia.
Um líder comprometido com o Senhor cria um ambiente fraterno, transparente e verdadeiro em seus relacionamentos de amizades. Podemos encontrar muitas barreiras e dificuldades no relacionamento com pessoas que estão ao nosso lado, mas com a graça do Espírito Santo somos habilitados para ser benção na vida das pessoas. Por isso, precisamos estar sensíveis a dor alheia, prontos a ouvir, gentil nas palavras, firmes nas atitudes e na pratica do bem.
3. Dimensão abaixo
Neemias 2.17-18 – “Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.”
Neemias influenciou os judeus pobres e desencorajados de Jerusalém e eles redobraram ânimo para reconstruir os muros de Jerusalém.
O líder é alguém que ganha o direito de conduzir as pessoas pelo exemplo, pelo amor e pelo serviço. Nosso lema dever ser: servir e não ser servido! Não devemos esperar as pessoas vir a nós, precisamos ir às pessoas para abençoá-las.
A grandeza do líder não esta em sua força, mas no seu exemplo!
Nossa liderança precisa ser adquirida pelo respeito e não pela imposição. Jesus, o maior líder da história, cingiu-se com um avental e lavou os pés dos discípulos. Ele veio para servir e dar Sua vida em nosso favor.
4. Nossa dimensão
1 Timóteo 4.16 - “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.”
Paulo diz que o líder é alguém que antes de cuidar de pessoas, cuida de si mesmo. Ele pastoreia sua alma antes de velar pela alma dos outros.
É preciso liderar a si mesmo antes de liderar outra pessoa.
O líder precisa ter autocontrole emocional. Por isso precisamos conhecer nossas fraquezas, nossos limites e nossos pontos fortes. Enfrentamos hoje talvez a maior crise que pode ocorrer na vida de um líder: A falta de integridade!
A uma crise de integridade em nossos dias. É comum vermos na mídia escândalos por falta de integridade. Por isso, precisamos ser exemplo, ser modelo!
Atos dos Apóstolos 20.28 – “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”