"Cristãos na teoria nem sempre são
discípulos na prática"



domingo, 12 de janeiro de 2014

Viver em santidade

“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1.13-16).
Como podemos ver no texto acima, Pedro conecta a salvação com a santidade, quando inicia falando: Por isso...” Em virtude do que Deus fez por nós, devemos viver de modo digno dessa salvação. A dádiva graciosa da salvação em Cristo deve levar-nos a uma conduta ajustada e compatível. A doutrina desemboca na ética. A teologia produz vida. E sendo assim, não podemos estar desatentos ao ensino que este texto nos traz acerca da santidade, gostaria de destacar três verdades acerca de se viver uma vida de santidade:
1. Precisamos nos preparar para a santidade
“...cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.” (vs. 13).

A santificação é um processo que começa na conversão e termina na glorificação. Precisamos demonstrar algumas atitudes em nossa vida cotidiana:
· Prepare sua mente: “...cingindo o vosso entendimento...” esta expressão é quase incompreensível para a percepção moderna de nossa língua. Pedro esta usando uma linguagem que corresponde ao pensamento judaico de seus dias. Naquele tempo, era necessário amarrar suas vestes, do contrario, elas atrapalhariam o trabalho e impediriam a batalha também. Por isso, nos tempos de Pedro, os homens cingiam suas ancas, colocando as pontas de suas vestes sobre o cinto. Pedro nos exorta aqui, para não sermos facilmente prejudicados no trabalho e na vida por ideias esvoaçantes. Ele esta dizendo, que não devemos permitir que qualquer coisa atrapalhe o nosso entendimento. Precisamos pensar, refletir e meditar com cautela, antes de tirar as conclusões apropriadas. Quem busca a santidade não pode lançar palavras ao vento e viver preocupado e alienado a coisas deste mundo, mas sua mente precisa estar firmada na palavra de Deus, para compreender os preceitos divinos e buscar uma reflexão com profundidade e determinação.
· Manter-se sóbrio: “...sede sóbrios...”  Pedro repete esta exortação três vezes nesta epístola (1Pe 1.13; 4.7 e 5.8). A palavra sóbrio no original tem um sentido de alguém que é moderado, controlado, calmo e sereno de Espírito. É uma exortação para estarmos atento a tudo aquilo que nos priva de nossos sentidos. Ser sóbrio é estar no pleno domínio de sua capacidade racional. Pedro esta nos alertando para que nossa mente esteja disposta para Deus. Nossa mente deve estar livre de toda precipitação e confusão.
· Espere na graça: “esperai inteiramente na graça...” diante de lutas, perseguições e sofrimentos pelos quais as vezes nos deparamos, Pedro nos encoraja a olharmos para a frente, para a recompensa futura, para a gloriosa volta de Cristo. O objeto da esperança é a graça que nos está sendo trazida. Como cristãos devemos viver no futuro, nossas ações e decisões no presente são governadas por essa esperança futura. É por que o cristão vive na esperança que consegue suportar provas e sofrimentos, pois sabe que caminha para a gloria.
      Pedro está nos advertindo a evitarmos há tomar a forma do mundo, e nos anima a lutarmos pela santidade.
      2. Combater o que põe em perigo a santidade
     “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância” (vs. 14). 
      Filhos da obediência é uma linguagem do povo hebreu. Significa pessoas que são marcadas integralmente pela obediência. Os filhos herdam a natureza dos pais, por isso precisamos viver em santidade, pois nosso Pai é Santo. Filhos obedientes não podem retroceder, nem cair nas mesmas praticas que marcavam sua conduta quando vivia prisioneiro do pecado. Quando os desejos e paixões construíram o esquema que determinava nossa maneira de viver e nossa norma e conduta. Por isso, é incoerente um cristão amoldar-se as paixões da velha natureza. O salvo em Jesus é nova criatura. Tem uma nova mente, um novo coração e uma nova vida.
      A palavra não vos amoldeis, significa não tomar a forma. Não podemos tomar a forma que o mundo nos propõe. A nova vida em Cristo nos transforma por dentro, trazendo assim, uma nova expressão concreta de vida.  
     3. O mandamento da santidade
      “...pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (vs 15 e 16).
      Diante de tudo isso precisamos entender que ser Santo é um mandamento para o cristão, pois: Santidade é um mandamento porque Deus nos chama a sermos santos:Deus nos chama a sermos seus filhos e refletirmos o seu caráter. Não fomos destinados apenas para a glória, mas para sermos semelhantes ao Rei da glória! Fomos chamados para sermos co-participantes da natureza divina.  Santidade é um mandamento porque precisa atingir todas as áreas de nossa vida: Nada da nossa vida está fora dos olhos de Deus. Todo o nosso proceder deve resplandecer o caráter de Deus. Tornar-se Santo inclui noções sobre santidade: sou Santo, pois sou separado para Deus diante das coisas profanas.
      Concluindo, Pedro cita a passagem de Levítico 11.44, para deixar claro para nós a vontade do Pai: Sereis santos, porque eu sou Santo. Pedro não baseia sua mensagem em seus próprios pensamentos, mas na palavra de Deus, pois a palavra de Deus revela a mente de Deus, de modo que devemos amá-la e nos revela a vontade de Deus para nossa vida. Sendo a sim, nossa vida como um todo: A mente, o coração e nossa vontade, precisam ser controlados pela palavra de Deus. Sede santos, pois Eu sou Santo!