"Cristãos na teoria nem sempre são
discípulos na prática"



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Esperanças renovadas


“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40.31).
A Bíblia nos ensina que aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Amados, precisamos ter nossa esperança renovada. Não é por acaso que o Espírito Santo, que inspirou Isaías para usar a águia como ilustração neste texto, que nos traz profundas e ricas lições espirituais.
Em primeiro lugar, a águia, é conhecida como um símbolo de nobreza e realeza. De força e coragem. E sendo assim, precisamos entender que o Senhor nos criou com um propósito (2Pe 2.9). Somos a obra prima do Pai, temos muito valor para Ele. Mas quase sempre nos esquecemos disto, ao aparecer uma dificuldade, uma situação difícil, por exemplo, olhamos para dentro de nós e nos desvalorizamos, nutrimos sentimentos de inferioridade, complexos e muitas vezes caminhamos olhando para nós e sentido dó, pena. O Senhor não nos formou para sermos derrotados, mas Ele nos formou com um propósito. Deus nos criou, nos chamou e nos salvou da escravidão do pecado para vivermos em comunhão com Ele e não para vivermos reféns de conflitos de um coração enganoso e preso a conceitos mundanos. O Senhor nos desafia a vivermos como discípulos, que tem os valores do Reino de Cristo como seu ideal em meio a uma sociedade degradada e que carece do nosso testemunho. O Senhor nos chamou de sal e luz para uma geração.
Em segundo lugar, a águia tem a capacidade incrível de voar nas alturas. A águia faz algo interessante, o seu segundo vôo é sempre mais alto que o primeiro, ela voa sempre mais alto. Aqui podemos compreender que Deus quer que você viva uma vida centrada em Cristo, olhando para o alto de onde vem o socorro (salmo 121). Ele não quer que nossos pés vacilem e nem que nos envolvermos com as coisas deste mundo, que enchem de lama a nossa alma, que maculam a nossa historia, que trazem tristeza e vergonha ao nosso coração. Deus tem um caminho de santidade, de pureza, uma vida elevada para nós. Paulo ensina aos Colossenses como viver no dia a dia: Buscando as coisas do alto, pensando as coisas do alto (Colossenses 3.1-2).
Concluindo, a ainda uma terceira verdade que não podemos deixar de falar. A águia tem uma capacidade tremenda de voar em linha reta. Isto nos fala de integridade, de transparência. Uma vida reta e coerente, que nos leva a andar na luz e sermos testemunho as nações. Deus não quer que você use mascaras, que você ponha capuzes. Ele não quer que você tenha que colocar os cosméticos da aparência, mas Deus quer que a sua vida brilhe, que exale o bom perfume de Cristo.
Minha oração é que o Senhor renove a nossa esperança, renove as nossas forças. Que Ele nos levante, nos coloque de pé. Para podermos correr e não nos cansar, caminharmos e não nos fatigar e ter sempre os olhos elevados para Aquele que nos traz o socorro!