"Cristãos na teoria nem sempre são
discípulos na prática"



sábado, 2 de novembro de 2013

A graça de Deus no casamento

Estive este final de semana ministrando em um jantar de casais com os irmãos em Americana, foi um tempo maravilhoso de comunhão e unidade entre os casais. Gostaria de compartilhar com vocês a mensagem que foi compartilhada.

“Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha em um outeiro fértil.  E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.” (Isaías 5.1-2).  
No texto de Isaías podemos ver um poema de amor que revela o prazer que Deus tem por seu povo. Temos recebido de Deus um testemunho para levarmos as nações: Ser luz para as nações. Este texto lança luz para um tema tão importante nestes dias: “A família.”
No evangelho de Mateus Jesus cita este texto de Isaías 5, mas o que me deixa intrigado é que ele usa a figura de um pai de família para descrever o dono da vinha: “Ouvi, ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha, e circundou-a com um muro, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre...” (Mateus 21.33 - Versão: Almeida revista e corrigida).  
Neste texto vemos um bom exemplo que precisamos trazer para nossas vidas: O de cuidarmos de nosso relacionamento familiar como um viticultor cuida de sua vinha. Pois, o bom sinal da vinha são os frutos. Vemos que este pai de família cercou com muros para protegê-la, construiu um lagar para extrair de seus frutos o melhor vinho e principalmente construiu uma torre de vigia. Gostaria de compartilhar sobre estes três pontos muito importantes para nossa vida familiar: 1. Cerca, 2. Lagar e 3. Torre.
1. Cerca à Sacerdócio
Cerca fala de proteção, cuidado, provisão. A família é uma instituição divina e sendo assim, Deus é o edificador. As instruções para edificar uma família sólida emanam da palavra de Deus. Ignorar ou mudar essas instruções é por em risco a saúde e a estabilidade da família.
A Bíblia nos ensina que Deus colocou o homem como cabeça na família, o fez sacerdote. Ser cabeça, entretanto, não nos torna autoritários, pois o padrão de liderança do homem não é o domínio pela força, mas da liderança pelo exemplo. O cuidado mutuo santifica a relação, pois o amor sendo ministrado na família protege e os livra de muitas tentações e perigos. É um muro que protege.  
2. Lagar à Comunicação
É necessário haver uma comunicação sadia entre o casal para ter um relacionamento de comunhão, respeito e amor. Quem ama, declara que ama. Quem ama, tem tempo para ouvir a pessoa amada. A comunicação é o oxigênio que possibilita a família respirar.
O lagar é o local onde se tira o melhor da uva, é o local onde a uva é pisoteada, espremida e revela o seu melhor. Não há casamento sem tensões e conflitos, por isso é necessário haver investimento, renuncia, pois não há ambiente melhor para exercitarmos o perdão. O perdão é a cura das memórias amargas. É a faxina da mente, a assepsia da alma. Perdoar é lembrar sem sentir dor.
3. Torre à Oração
Vida espiritual, vida oração juntos, discernimento, ver os buracos no muro. A vida de oração do casal os protege de muitas armadilhas. Pois cria um ambiente onde ambos se abençoam espiritualmente. É necessário restaurarmos nosso altar de oração, nossa torre de vigia, onde um influencia a vida espiritual do outro, juntos se guardam e se protegem das ciladas do inimigo.
Uma vida de oração cria laços de amor onde encontramos, lealdade, fidelidade e perdão constantes. Pedro falando sobre isso em 1Pe 3.7 nos diz: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”
Concluindo, sua família é o maior patrimônio que você possui. Não podemos ser uma benção para o mundo se não formos exemplo em nossas casas. O que somos no lar é o que refletimos no mundo. Precisamos rever constantemente nossos conceitos e valores e ter coragem para mudar, por isso é importante construirmos muros de proteção, um lagar, para extrairmos o melhor de nossas vidas e mantermos sempre acesas a chama da oração em nossas vidas e buscarmos o melhor de Deus para nossa casa!
Para a glória do Pai,
Americana, 01/11/2013
Chico